Veja meus Anuncios!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atualizando o Disco de Instalação do Windows XP/2000 com o Nlite

Neste tutorial irei mostrar como usar o Nlite e fazer integrações de atualizações e aplicativos no CD (ou DVD se for o caso) de instalação do Windows XP (ou 2000). Muito bem, você pode perguntar, e daí?
Suponhamos que você provoque uma pane grave em sua instalação do Windows (ou esteja mudando o sistema de HD ou outra coisa que lhe force a reinstalar o Windows do zero. Você vai pegar seu CD de instalação e começar a instalar… Beleza, a instalação termina e você descobre, depois de conectar a Internet, que existem mais de 60 atualizações de segurança pra fazer… (a Microsoft praticamente todo o mês lança atualizações do Windows, assim, se você usar o XP SP2 e for instalar hoje, você terá que baixar mais de três anos em atualizações!)
Ok, ok, você usa uma conexão ultra-rápida com a Internet e não precisa se preocupar porque, após uma meia hora tudo estará atualizado, etc. Parabéns! Mas isso não acontece com todo mundo…
Como muito tempo passei usando a internet discada, via um grande problema com isso, pois, deveria haver algo automático para instalar essas atualizações sem a necessidade de toda a vez ter que baixar do site da Microsoft.
Daí, comecei meu “trabalho de preso”, anotava todas as atualizações e fazia o download do site da Microsoft… Depois eu criava um arquivo de lote que chamava os instaladores de cada atualização, um grande avanço, não? Pois é, era só instalar o Windows e rodar o “patch” que eu, manualmente, havia feito. Maravilha! Meu Windows estava atualizado sem a necessidade de nenhum acesso à Internet!
Depois de um tempo fazendo o que descrevi acima, encontrei a salvação! O Nlite!
Em versões anteriores o Nlite era bem modesto, hoje ele está muito bem elaborado, você pode gravar o CD ou DVD de instalação diretamente dele, além é claro, de poder integrar quase todas as atualizações disponíveis nos discos de instalação do Windows, bem como personalizar a instalação do Windows (ou fazer uma instalação automatizada, sem interação com o usuário)…
Quase toda a atualização de sistema da Microsoft vem em um formato pré-definido, igual ao que acontece com os Services Packs do Windows 2000/XP/2003, o chamado “splistream”. Assim, basta a utilização de alguns atributos via linha de comandos para que os arquivos de instalação sejam atualizados com as novas versões baixadas em pacotes. Mas não se preocupe com isso, o NLite se encarrega de fazer isso. Ele descompacta o arquivo de atualização e substitui as cópias antigas do disco de instalação pelas novas.
Qual a vantagem disso? É muito simples, quando o Windows for instalado, ele já estará com os arquivos atualizados. Não há a necessidade de baixar nada da Internet, bem como instalar manualmente nenhuma atualização, pois os arquivos já estarão atualizados. O processo de instalação do Windows acaba ficando menor.
Outra coisa é o tamanho no disco. Se você optar por criar um arquivo de lote para instalar todas as atualizações, você vai ter cópias repetidas do mesmo instalador (que está dentro de cada pacote de instalação), assim, você desperdiça espaço. Se você integrar, você só estará utilizando os arquivos necessários, o instalador será descartado e o espaço em disco ficará bem menor.
Se você não faz idéia do que eu disse até aqui vai um conselho: não continue! (não diga que não avisei ok?)
Vamos por a mão na massa!
Apenas uma observação importante: a Microsoft não dá suporte técnico para os procedimentos descritos, isto é feito por sua conta e risco! Vou descrever o que deu certo comigo, mas cada caso é um caso, mas espero que vocês tenham sucesso também, como eu tive. Já ia esquecer, pra todos os efeitos, eu suponho que vocês estejam usando uma cópia do Windows Original, assim como eu estou usando. Não posso garantir que isto vá funcionar com um serial pirata, embora em tese, como a verificação de autenticidade fica por conta do programa instalador e que, usando a integração, o Nlite faz às vezes de instalador, o disco será atualizado mesmo se você estiver usando um serial pirata. Creio até ser possível integrar o Internet Explorer 7. Mas volto a dizer: isto é apenas em tese, não testei essa possibilidade. Tenho uma licença original do Windows e utilizei esta para a instalação.
Nosso Objetivo:
Vamos integrar atualizações, aplicativos e drivers no disco de instalação do Windows.
Vamos precisar:
- Cd de instalação do Windows (XP/2000/2003);
- Do programa Windows Updates Downloader e da lista atualizada de arquivos de atualização (clique aqui).
- Do programa NLite Add-on;
- De um programa de virtualização, como o Virtual PC da Microsoft;
- Do WinRAR (ou similar);
- Paciência e algum tempo disponível.
Instalando os aplicativos:
Caso ainda não tenha instalado, será necessário a instalação do framework do .NET 2.0 (o Nlite e o Windows Updates Downloader fazem uso dele). Isto adicionará suporte aos aplicativos desenvolvidos com o Visual Studio 2005 (mas isso é outra história)…
Após a instalação do .NET, instale os aplicativos (NLite, Windows Updates Downloader e NLite ADD-on, WinRAR e o Virtual PC 2007).
Copie também para uma pasta os arquivos de instalação do XP. Não precisa ser o CD todo, apenas os arquivos do diretório raiz e a pasta I386, abaixo um exemplo dos arquivos para serem copiados:
clip_image002
Observe que criei uma pasta chamada WinXP e coloquei nela os arquivos acima. Essa pasta será utilizada para criar o novo CD atualizado com a instalação do Windows.
Com os aplicativos instalados, vamos inicialmente aprender como cada um deles funciona.
Windows Updates Downloader:
Como o nome já diz, serve para baixarmos as atualizações do Windows. Note que no site você encontra listas de atualização de vários sistemas e em vários idiomas.
Selecione Portuguese-Brazil e você verá que temos algumas opções para listas. No caso, vamos usar o XP, baixe apenas a lista dele.
Se você já instalou o Windows Downloader, dê um duplo clique no arquivo da lista que ele será instalado automaticamente.
Caso isso dê errado e nada aconteça, duas coisas, ou você reinicia o sistema, ou mude a extensão do arquivo da lista de .ULZ para .ZIP, extraia o arquivo “windows-xp-x86-ptb.ul” e coloque na pasta onde você instalou o programa!
Feito isso, rode o programa.
clip_image004
Observe que eu instalei o aplicativo na unidade E, na pasta Windows Updates Downloader. Para melhorar a organização, clique em Change, depois em Criar Nova Pasta, clique com o botão direito em Nova Pasta e Renomeie para WindowsXP. Selecione e dê OK. Agora você verá algo como a figura que segue:
clip_image006
Alguns detalhes. Observe que os arquivos de atualizações serão armazenados na pasta WindowsXP. Será subdividida em várias pastas. Selecione todas as opções e clique em Download. Demora um tempo, dependendo de sua conexão.
clip_image008
Ao finalizar, você voltará à tela anterior.
clip_image010
Observe que os quadradinhos agora estão verdes. Isso significa que todos os pacotes foram baixados. Se algum aparecer amarelo é porque falta alguma coisa pra baixar. Os brancos não foram baixados.
Um pequeno lembrete: este programa funciona apenas como apoio, ele não disponibiliza todas as atualizações, assim, use de cautela. Embora ele baixe a maioria, algumas ainda ficam de fora, principalmente as relacionadas com o Internet Explorer 7. Se você não usa, menos um problema!
Outra coisa, nem todas as atualizações podem ser integradas. Algumas deles devem ser executadas manualmente. Isto pode ser contornado criando um pacote com o NLite Addon Maker, contendo as atualizações (chamadas de manuais) e um arquivo de lote (.BAT ou .CMD) que chamará os pacotes instaladores).
NLite Add-on Maker
Com este aplicativo você pode criar pacotes que serão lidos pelo NLite como atualizações do sistema.
Assim, você pode praticamente adicionar vários programas na sua instalação do Windows.
Vamos supor que você queira integrar o Firefox, ou eMule, ou um programa de torrent, ou mesmo a instalação de algum aplicativo de antivírus. Você pode usar o NLite.
Neste exemplo, vamos criar pacotes de instalação para o eMule epara o Firefox. Você poderá criar outros, seguindo o mesmo procedimento.
O aplicativo é bastante simples.
clip_image012
Como aconteceu comigo, na primeira vez que você rodar o programa, praticamente não dá pra entender nada. É porque o programa ativa por padrão outro idioma, assim, clique no botão da direita (que é o botão Sobre), na tela que aparece, selecione Português Brasil. Clique no botão que aparece (ele é o botão OK… rsrsrsrs)…
Agora sim, você deve estar vendo algo como na figura anterior.
O NLite Add-on Maker cria um pacote de instalação que o NLite entende. A princípio, tudo o que estiver na pasta do arquivo de instalação é adicionado ao pacote.
Se o arquivo de instalação é apenas um, crie uma pasta com o nome dele e coloque-o nela.
Se a instalação do aplicativo tiver mais de um arquivo, crie uma pasta com o nome dele e copie todos os arquivos de instalação pra ela.
No nosso caso, vamos fazer quatro pacotes de instalação. Os dois primeiros serão aplicativos comuns (um será o eMule e o outro o Firefox) e os outros serão usados para criar um pacote de integração do DirectX e do Runtime do Java 6 (que será usando de maneira diferente no NLite, explicarei quando for o caso).
Inicialmente, vamos criar em algum lugar, uma pasta de Teste e dentro dela, três pastas, uma para o eMule, outra para o Firefox , DirectX e outra para Java6, conforme fiz abaixo:
clip_image014
Lembre-se, tudo o que eu colocar nas pastas será colocado no pacote de instalação. Mas somente o aplicativo de instalação será executado. Se houver outros aplicativos de instalação na mesma pasta, eles serão copiados, mas, apenas o arquivo indicado no NLite Addon Maker será executado.
Como irá acontecer com as atualizações manuais, todos os arquivos são executáveis. Eles ficarão na mesma pasta. Para chamar cada um dos arquivos, vamos utilizar um arquivo “.CMD”, que tem a função de chamar todos os instaladores.
Agora temos que obter os arquivos de instalação dos programas.
Assim, devemos baixar o programa de instalação do eMule e salvá-lo na pasta criada para ele. Repita este procedimento também para o Firefox.
Já o Java 6 e o DirectX devem ser preparados para a instalação.
Baixe-os: Java 6 e o DirectX.
Atenção especial ao Java pois ele requer que você especifique a plataforma (no caso Windows) e deverá baixar o pacote “Windows Offline Installation” de cerca de 15Mb. Salve-o na pasta que criamos para ele (neste caso Java6).
Já o DirectX é o pacote completo, são +/- 64Mb. Salve-os na sua pasta de Teste.
Vamos preparar o DirectX e para mover os arquivos para a pasta que criamos.
Neste momento, vou utilizar o WinRAR para descompactar os arquivos internos de cada pacote de instalação. Se não tiver instalado, clique aqui e instale.
Com o WinRAR instalado, clique com o botão direito sobre o pacote do DirectX e escolha Extrair Arquivos… vai aparecer a tela como a que segue:
clip_image016
Escolha a pasta do DirectX e clique em OK.
O DirectX não suporta instalação silenciosa, então ele já está pronto para a criação do pacote de integração.
O Java suporta instalação silenciosa, basta informar /q no comando para ativar essa opção.
Vamos criar os pacotes de instalação para o eMule e Firefox.
O eMule, na tela do NLite Addon Maker, em Arquivos do Programa, localize e selecione a pasta do eMule que nós criamos.
Após isso, no item Selecione o programa, vamos escolher o programa de instalação da aplicação. Como só existe um, escolha-o
clip_image018
Se quiser, assim como eu fiz, preencha as informações de Dados do Programa:
clip_image020
Clique em criar arquivo. Escolha o local e o nome do pacote. Vamos colocar o nome de NLite-Emule para o pacote e salvá-lo na nossa pasta de testes.
clip_image022
Se isso aconteceu, ótimo!
Vamos repetir o processo para o Firefox. Veja no exemplo que segue.
clip_image024
De igual modo, vamos criar o pacote do DirectX, veja a tela abaixo:
clip_image026
O processo é similar aos demais para o Java. Ele pode ser instalado no modo silencioso, isto quer dizer que, durante a instalação do Windows, ele será instalado também sem que você possa perceber, ok?
Para habilitar a função, basta informar em Comando para a instalação silenciosa o item “/q”, conforme mostrado abaixo:
clip_image028
Após tudo concluído, na pasta Teste, teremos algo como mostrado a seguir:
clip_image030
Podemos apagar as pastas, visto que não as utilizaremos mais.
Ok, se você chegou até aqui agora já sabe com o criar outros programas para a instalação automática.
Não aconselho a criar instalação automática para aplicativos grandes, como por exemplo o Office, Nero e outros. Minha experiência mostrou que podem ocorrer alguns contratempos na instalação, prejudicando o sistema.
Mas programinhas simples, como os que citei, podem, sem problemas serem integrados. Você vai economizar algum tempo.
Os pacotes de programação .NET (framework 1.1 e 2.0) não podem ser integrados ao cd de instalação de maneira automática. Assim, torna-se necessário, caso seja de seu proveito, a criação de um pacote de instalação nos moldes do que foi feito com o Java e o DirectX. Mas isso é uma tarefa trabalhosa e por ora, já tivemos trabalho demais.
O Programa NLite
Estou usando a última versão disponível a 1.4.1 (em 23/01/2008).
Como se trata de um programa avançado, tome cuidado para não fazer besteira!
clip_image032
Abaixo temos a tela inicial do aplicativo. A sua está em inglês? Mude o idioma, ok?
Na página seguinte, temos que selecionar a pasta onde se encontra os arquivos de instalação do Windows.
clip_image034
O aplicativo identifica a versão do Windows e habilita os passos seguintes. Na página seguinte, temos o histórico de utilização do programa. Avançando mais uma página, chegamos ao ponto chave do programa.
clip_image036
Esta é a tela inicial de várias outras (depende da seleção realizada agora).
Veja todas as tarefas que podem ser feitas, desde a integração de Services Packs (daqui a pouco vai sair o SP3 é uma boa chance pra integrar no CD) até a criação de imagem ISO ou gravação direta no CD/DVD.
Vamos explanar as quatro sessões do programa:
Integrar: aqui você vai poder atualizar o CD de instalação dos os arquivos que você baixou. Note que existe a opção de integrar desde os SPs até Drivers… No momento não utilizaremos a opção de integrar Drivers pois podemos fazer uma integração mais eficiente usando outro aplicativo (existe um post antigo a respeito de como integrar drivers na instalação, se quiser, dê uma olhada).
Remover: possibilita a remoção de aplicativos do CD de instalação. Sabe aquele MSN que vivia enchendo o saco nas instalações? Pois é, faça-o desaparecer… Simples e tranqüilo! Mas cuidado, excluir componentes pode ser problemático, então só exclua os que você já sabe quem não serão necessários, ok?
Instalação: é dividida em três etapas: A primeira você modifica as telas de instalação do sistema, dá pra você criar um CD de instalação automática, sem a interação com o usuário. Dá pra estabelecer dados pré-definidos, como por exemplo, domínio de uma rede, grupo de computadores da rede, nome da empresa, informar o serial (daí não necessitamos de digitá-lo toda a vez que for instalado) entre outras funções. A Segunda são opções do tipo habilitar mais conexões via TCP/IP, desativar algumas funcionalidades, etc. A Terceira são otimizações, nela você poderá mexer nos menus do Windows, na maneira com que as informações são apresentadas em Meu Computador. Pode otimizar a velocidade do Windows, caso tenha mais que 512Mb de memória entre outras várias.
Criar: para a criação da imagem ou gravação do CD/DVD.
Como vimos, é uma ferramenta completa para a personalização do Windows.
Testei nos Windows XP, no 2000 e nos servidores 2000 e 2003.
Após essa breve explicação, vamos selecionar clicando nos botões os itens: Atualizações Críticas e Addons; Instalação Automática; Opções; Otimizações.
Veja como ficou:
clip_image038
Prosseguindo, vamos à primeira tela de Instalações Críticas e Addons.
clip_image040
Vamos clicar em inserir . Neste momento vá até as atualizações baixadas pelo Windows Updates Downloader e selecione todas as atualizações da pasta e clique em Abrir.
Neste momento, sua tela deve ser algo como segue:
clip_image042
Lembra do nosso Java, eMule e Firefox?? Pois é, vamos inseri-los também. Repare que deixei de propósito o DirectX de fora.
clip_image044
Clique em Abrir e pronto.
Para uma integração eficaz, faz-se necessária a ordenação dos arquivos do mais antigo ao mais novo, pois a integração é feita de cima para baixo da lista, ou seja, pacotes do início da lista são integrados primeiro.
Para ordenar, basta clicar em Modificado, veja o resultado:
clip_image046
Outra dica, note que os primeiros arquivos estão sem data. Assim, necessitam ser integrados por último. Mova todos os “sem data” clicando sobre eles e depois na última setinha verde do lado direito. Note que os arquivos serão transferidos para os últimos da lista.
Feito isso, vamos avançar.
clip_image048
Nesta aba (Geral), podemos escolher e informar algumas coisas interessantes. São opções bem intuitivas. Caso você precise de ajuda, clique no ícone correspondente ao da sessão. Sempre há uma breve explicação.
Note que o modo automático está em Páginas Ocultas, isto significa que, as páginas de instalação ficarão ocultas se você informar os valores padrões automaticamente, ou seja, se você informar o serial, a página solicitando o serial não será exibida. Se você informar as configurações de rede, tal como, grupo de trabalho, nome do computador, endereço IP, etc. as páginas de instalação para essas opções não serão exibidas, visto que você previamente já informou os valores.
Eu coloquei o serial do meu XP, assim, na instalação, o serial não será solicitado e você vai evitar ter que digitar tudo.
A Próxima aba é a Executar na primeira inicialização.
O Directx dá problemas quando integrado como fizemos com o emule e o Firefox.
As integrações, caso não possam ser automáticas, são executadas silenciosamente quando o programa de instalação do Windows atingir a marca de 13 minutos para completar a instalação. Observe que nestes momentos, irá aparecer a instalação do emule e do Firefox, visto que eles não têm instalação silenciosa.
O DirectX, se executado nesta hora, causará travamento e o sistema não será instalado.
Para contornar a situação, vamos executá-lo na primeira inicialização do sistema.
Para tanto, temos que abrir o pacote do DirectX e extrair o arquivo executável para a instalação.
Clique com o botão direito do mouse sobre o pacote do NLite-DirectX escolha extrair aqui.
Será criada uma pasta “SVCPACK”. Dentro dela está o Executável “NLite-DirectX.exe”. Copie esse arquivo para a pasta dos arquivos do WinXP.
clip_image050
Veja como ficou:
clip_image052
Agora no campo comando para adicionar, escreva:
%source%\NLite-DirectX.exe
Clique em adicionar e veja como ficou:
clip_image054
Na aba usuários, vemos a tela abaixo:
clip_image056
Nela podemos incluir usuários automaticamente, fazer o habilitar o autologin, pré informar a senha de administrador, etc.
Na Aba ID de Rede temos:
clip_image058
Tudo bem intuitivo e fácil, creio que até aqui, sem dúvidas, certo?
Na aba Regional, vemos:
clip_image060
Você pode alterar o idioma padrão de entrada, bem como o teclado a ser usado e fuso horário.
Na aba configurações de rede temos:
clip_image062
Só use se você sabe o que está fazendo, caso contrário deixe como está.
Na aba Temas do Windows temos:
clip_image064
Se você utilizar temas personalizados dá pra adicioná-los. Se quiser colocar outro tema como padrão, pode também. Por exemplo, você pode usar o padrão prateado, ao invés do azul.
Na aba Atualizações automáticas, temos:
clip_image066
Configuração sobre como irá funcionar o Windows Update.
Na aba Monitor temos:
clip_image068
Podemos definir a resolução da tela quando o Windows for instalado. No caso, deixei com o máximo de cores, resolução 1024/768 e a taxa de 60Hz… Cuidado, colocar um valor que o seu monitor não suporte pode fazer com que a tela do Windows não seja visualizada após a instalação, ok? Portanto tome cuidado com essa opção.
Caso não saiba o que está fazendo, deixe como Padrão todas as opções.
E a última dessa tela é a aba Componentes:
clip_image070
Só altere se sabe o que está fazendo.
Clicando em próximo, vamos apara outra etapa de nosso trabalho.
Nesta tela de Opções, temos duas abas:
clip_image072
Na aba Geral você pode ativar e desativar algumas funções do programa de instalação. Faça isso apenas se souber o que está fazendo, ok?
Na tela Modificações, é uma tela de Hack, ou seja, vamos alterar funções padrões no Windows.
clip_image074
Quase ninguém sabe que o WinXP vem com o limite de 10 conexões simultâneas para o TCP/IP. Isso pode se ruim quando se baixa arquivos via torrent ou emule por exemplo. Existem programas que modificam essa limitação, mas aqui você pode aplicar automaticamente e liberar as conexões necessárias. Fica a seu critério e dentro dos limites já observados no aplicativo.
Outra função para desativar seria a SFC, a famosa proteção de arquivos do Windows. É uma questão de segurança, mas às vezes ela atrapalha mais do que ajuda.
Clicando em Próximo, temos a tela de Otimizações:
clip_image076
Explore as possibilidades, está bem intuitivo e fácil de ajustar. Você pode colocar o painel de controle como menu, adicionar a opção gerenciador de dispositivos ao clicar com o botão direito sobre o meu computador, etc.
Já na aba serviços, só mexa se souber o que está fazendo, ok? Muitos serviços são essenciais ao Windows, se você bloquear algum, pode fazer o Windows parar de funcionar, ok? Tome cuidado!
clip_image078
Clicando em Próximo, somos perguntados se queremos iniciar o processo, clicamos em sim e aguardamos o término.
clip_image080
Finalizando essa tela, os arquivos de instalação do Windows estarão atualizados.
Uma dica:
Caso queira fazer um DVD mais completo, procure o artigo sobre integrar os drivers no CD de instalação do Windows (não entrarei em detalhes, pois já fiz isso no artigo, ok?). Além da instalação do Windows ficar atualizada, você terá no DVD vários drivers (para a maioria das placas mãe/som/rede/vídeo/Controladoras SATA), dispensando o uso dos CDs de instalação das mesmas (algo muito útil quando a pessoa perdeu o CD). Fazendo a integração dos drivers, geralmente não existe a necessidade de instalar o hardware, visto que, no processo de instalação do Windows, os drivers já estarão disponíveis e serão instalados automaticamente, sem a necessidade de instalação manual. Quero salientar que, embora a coleção de drivers seja extensa, é praticamente impossível que todos os drivers estejam disponíveis, pelo menos, teremos a certeza que a maioria dos drivers de hardware mais comuns estarão disponíveis.
Mais uma coisa, antes que eu esqueça: se pretender usar a integração de drivers acima, certifique-se de que você não usará mais o NLite para fazer alguma alteração na instalação. Se fizer, proceda a integração dos drivers novamente. O NLite re-edita alguns arquivos e acaba excluindo algumas referências ao processo de integração utilizando o aplicativo do DriverPacks.
Bem, se você chegou até aqui parabéns!
Usando o próprio NLite, você pode gerar a imagem do CD/DVD de instalação e queimar a mídia.
Antes disso, seria bom testar a imagem criada em um programa de virtualização, como o Microsoft Virtual PC ou VMWare ou ainda, uma opção gratuita, o Virtual Box. Ambos têm funcionalidades semelhantes e para o teste sugerido já é o suficiente.
Para quem ainda não sabe, um programa de virtualização possibilita a criação de um “micro virtual”, onde você configura memória, HD, placas de rede, etc. Com isso você não precisa “formatar a máquina” apenas para testar um sistema novo, visto que, a virtualização simula um micro “zerado”, como se ele fosse real.
Testando a imagem previamente, você evita de perder mídias (CD/DVD) e garante que, o CD ou DVD criado está funcional e pronto pra ser gravado em mídia definitiva.
Se você ainda não conhece os programas de virtualização, prometo falar sobre o assunto em novo artigo.
Por enquanto é só…
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário